segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ben Wa

Em toda a região da Índia os exercícios para a musculatura do assoalho pélvico são, há milênios, transmitidos de mãe para filha, como uma foma de fazer a mulher mais feliz consigo mesma, além de melhor esposa e mãe. Isso porque esses exercícios, praticados de maneira regular, melhoram a gestação, o parto e ainda potencializam extraordinariamente o desempenho sexual.


Foi lá que surgiu o ben wa, um dispositivo interessante no auxílio da identificação da musculatura do assoalho pélvico, bem como no treino de força e coodenação motora desta musculatura. Este pequeno aparelho é formado por duas ou mais esferas (normalmtente com cerca de 5 cm de diâmetro), ligadas uma-a-outra por um cordão flexível. 


Os movimentos aprendidos e aperfeiçoados com o ben wa eram utilizados inicialmente pelas mulheres tailandesas na prática do pompoarismo, uma série de exercícios desenvolvidos para potencializar o desempenho sexual da mulher. Hoje o ben wa atravessou as fronteiras daquele país, popularizando-se mundialmente e sendo conhecido como as bolinhas tailandesas.

Utilizados de maneira correta, o ben wa permite algum fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, além de melhorarem a propriocepção local (sensibilidade vaginal e percepção da contração e relaxamento da  musculatura do assoalho pélvico ). Mas sua ação principal é a melhoria na coordenação motora da  musculatura do assoalho pélvico.
Melhorar força e propriocepção são úteis tanto para melhorar a sustentação dos órgãos pélvicos quanto na preparação para o parto.

Consulte seu médico ginecologista ou um fisioterapeuta antes de iniciar a prática dos exercícios para o assoalho pélvico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário